VININHA na sua cidade

em 2 maio | em Aurelio Luz, Franquias, franquias de alimentação, microfranquias, Vininha Minisanduiches | por | com Sem comentários


Sim, o segmento das franquias só cresce e o setor de alimentação sai na frente mais uma vez. 


Você está buscando um empreendimento rentável que pode ser tanto uma franquia ou uma microfranquia ?  Pois fique atendo a expansão da REDE de FRANQUIAS VININHA.





Para você que não é de Curitiba, vamos explicar o que é VINA.


Sabe como um curitibano pede seu cachorro quente ? Ela diz assim : ” Quero um cachorro quente com 2 vinas” é que não é de Curitiba quase sempre geralmente pergunta:  “Vina, o que é isso?”


Vina é uma expressão muito utilizada em Curitiba e quer dizer salsicha. “Vina” em alemão quer dizer “Viena” e define um tipo de salsicha consumida pelos imigrantes alemães. 
Salsicha, na verdade, é “wurst”, o que formava Wienerwurst, ou seja, Salsicha de Viena. Os imigrantes de origem não germânica provaram o delicioso prato e tinham dificuldade em pronunciar a palavra wurst, então adotaram a palavra Vina como designando qualquer tipo de salsicha. 


Como em Curitiba há muitos imigrantes alemães, passou-se a utilizar a palavra Vina ao invés de salsicha. Embora com raízes bem definidas, esta tradição de chamar salsicha de Vina é tipicamente curitibana. Só em Curitiba é assim!


É a partir da palavra “Vina” que surgiu o Vininha! Nascido em 2002, no início o Vininha tinha somente um produto, o minicachorro quente Vininha. Hoje são várias linhas de produtos, desde os tradicionais e premiums minisanduiches assados a sobremesas deliciosas como nega maluca, brigadeiros e cupcakes.


Ficou interessado nesta franquia ? Entre em contato conosco para levar esta saborosa idéia  para a sua cidade: franchising@aurelioluz.com.br

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top