Setor de gastronomia só cresce

em 30 julho | em Sem categoria | por | com Sem comentários


O diretor executivo da Associação Nacional de Restaurantes (ANR), Roberto Lyra, disse que o mercado de alimentação fora de casa deve crescer três vezes mais do que a taxa de expansão do Produto Interno Bruto (PIB) neste ano, em linha com o que ocorreu em 2008, quando o faturamento do setor avançou 13,8%.

Naquele ano, as redes independentes registraram expansão de 16,6%, as redes de franquias, de 15,4%, e os restaurantes independentes, de 8,5%, segundo pesquisa divulgada hoje pela ANR.

No primeiro semestre de 2009, o faturamento bruto dos restaurantes independentes registrou queda de 4%, na comparação com a média de 2008, enquanto as redes independentes (não vinculadas a uma marca de franquia) tiveram um aumento de 9,7%, as redes de franquias, de 8,5%.

Este primeiro trimestre, segundo a ANR, está sendo melhor do que o ano passado para todos os segmentos do setor.

O mercado de alimentação fora de casa conta atualmente com 2 milhões de estabelecimentos, que empregam cerca de 6 milhões de pessoas. No ano passado, o setor comprou R$ 65,2 bilhões da indústria de alimentos entre matérias-primas e insumos.

por Karin Sato | Valor

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top