Recursos para abrir uma franquia

em 20 dezembro | em Aurelio Luz, formatação, franquia, recursos para abrir uma franquia | por | com Sem comentários

*A jovem Felícia Pereira Campos, 19 anos, está confiante de que R$ 400 mil serão suficientes para a realização do seu maior sonho: ter o próprio negócio. Foi esta a razão que a levou escrever para o Jornal da Globo, saber como conseguir este financiamento e se é arriscado começar um negócio com dívida tão alta.
Sim, Felícia, é muito arriscado tomar uma dívida como pontapé inicial para montar o negócio próprio ( Mas muitas vezes esta é de fato a única alternativa para levantar os recursos necessários para empreender. No entanto, observe que há um longo caminho a percorrer antes de colocar a mão no bolso. O maior risco, na verdade, não é apenas tomar o financiamento, mas sim a pressa de empreender num setor que ela não conhece, não tem experiência e ainda ter uma conta para pagar pressionando por resultados rápidos.
Assim, antes de pensar como obter os recursos observe alguns cuidados:
1- Você conhece os riscos do negócio?
2- Qual o tempo necessário para gerar resultados?
3- Quais são os desafios pelo meio do caminho?
Outro aspecto relevante para decidir abrir o próprio negócio é saber se você realmente tem perfil empreendedor. Provavelmente você trabalhará mais do que se fosse assalariado e receberá menos por um bom tempo. Por isso prepare-se:
1- Tenha uma reserva para não depender de retiradas do caixa da empresa para sobreviver;
2- Esteja psicologicamente preparado para enfrentar as adversidades que certamente virão;
3- Seja persistente.
Por fim, quando tiver um plano de negócios bem estruturado então é chegada a hora de buscar os recursos para financiar seu empreendimento. O empréstimo bancário tradicional é o menos recomendado porque é o mais caro. Para conseguir os recursos considere:
1- Um sócio capitalista que aporte os recursos, ou a maior parte dele. Será a contribuição dele para a sociedade. Já você contribuirá com seu trabalho.;
2- Negociar prazos mais longos com os fornecedores para reduzir o aporte inicial;
3- Linhas de financiamentos de bancos oficiais específicas para pequenos e médios empreendedores.
Felícia tem como meta abrir uma franquia no setor de vestuário. Ela espera assim reduzir os riscos de um empreendimento novo. Não é tão simples assim. Mesmo franquias têm desafios grandes pela frente. Daí a importância de conhecer bem o setor antes de tomar o financiamento.
São muitos os mitos que envolvem os investimentos em franquias, a começar pela percepção de que qualquer pessoa pode se tornar um franqueado. Não é bem assim. Você precisará ser aprovado e entender que na franquia será um misto de empregado e dono do negócio, pois terá que prestar contas a franqueadora.
* Mara Luquet – Edição do Jornal da Globo de 19/12/2011
Veja a reportagem na íntegra: http://g1.globo.com/jornal-da-globo/noticia/2011/12/saiba-como-obter-recursos-de-forma-segura-para-abrir-uma-franquia.html

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top