O crescimento do Franchising no Brasil

em 7 abril | em Aurelio Luz e Associados, Brasil, café com franquias, crescimento, Franchising | por | com Sem comentários

De olho na Copa ou seja em 2014, vemos que o segmento do Franchising no Brasil deverá duplicar.

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Franchising em 2010 o setor teve um crescimento espetacular de quase 20%. Neste ano, apesar do esfriamento da economia nos primeiros meses, o mercado deve crescer 15%.

Este crescimento tem se dado devido a uma combinação de diversos fatores positivos. Primeiro, o bom desempenho da economia, do emprego e da renda. O setor também passou a atrair mais empresas. Outro fator é a grande expansão dos shopping center, em especial no interior do país. Hoje, quase 60% dos lojistas que ocupam os novos shopping são de marcas franqueadoras. Ou seja, temos ótima sinergia com outro segmento que vive boa fase de expansão.

O acesso a crédito em condições mais favoráveis também alavanca o setor.

Outro fator importante foi a adoção de um regime tributário menos oneroso para o pequeno varejista, com o Supersimples. Ou seja, existe um ambiente mais propício aos negócios. É melhor termos um regime tributário simplificado, mais fácil de recolher e fiscalizar. E, claro, poder pagar menos imposto. No setor de alimentação, por exemplo, o Supersimples reduz em 7 pontos percentuais na margem final do negócio.

Com os ventos favoráveis, o franchising tende a duplicar de tamanho até a Copa, com faturamento acima de R$ 150 bilhões.

Fonte: Informação Adaptada da Matéria Reproduzida na Revista Franquia & Negócios

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top