* O “boom” das Franquias

em 2 setembro | em Aurelio Luz Associados, formatação, Franquias, venda de franquias | por | com Sem comentários

*Valores astronômicos, marcas renomadas, perspectivas favoráveis de crescimento do setor, modalidade de negócio testada e aprovada por outros empreendedores e vantagens de pertencer a alguma bandeira com tradição e marketing no mercado. Essas são apenas algumas das muitas vantagens que as franquias oferecem a seus franqueados. Porém, quando o mercado está tão aquecido é comum os mais antenados conterem a euforia e perguntarem: será que essa tendência (de crescimento do franchising) se sustentará por muito tempo?

De acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF), o número de redes em operação no país cresceu 12,9% em 2010. Já a quantidade de unidades chegou a 86.365, o que representa um aumento de 8%. Além disso, o faturamento do setor cresceu 20,4% em relação ao ano anterior, alcançando a marca de R$ 76 bilhões, contra R$ 63 bilhões de 2009. Para 2011, a perspectiva de crescimento é de 15% em relação ao faturamento, 8% de crescimento no número de redes e aproximadamente nove mil novas lojas no mercado.

Além disso, o segmento que há anos está tendo um crescimento constante, transmite credibilidade para o investidor.

“A tendência deve continuar e pode até se acelerar se tivermos mais linhas de crédito e de financiamento, como têm feito os Estados Unidos desde 1945. Não é para menos que, apesar do crescimento agressivo do mercado de franquias brasileiro, o número de unidades franqueadas ainda é apenas de 15% do número existente no mercado norte-americano”, diz Batista Gigliotti.

Gigliotti ressalta que “por outro lado, munidos de mais informações, é comum que os interessados em ter uma franquia se depararem com algumas dúvidas antes de escolher o negócio ideal. Os empreendedores estão cada vez mais informados antes de colocarem seus investimentos em determinadas franquias. Com informações detalhadas sobre a rede, fica mais fácil mostrar para ele o possível cenário que terá pela frente. Entretanto, em alguns aspectos, as informações colhidas de todos os lados dificultam, já que alguns mitos são criados para iludir o empresário a fim de ter sucesso”.

Dentre muitos desafios, “o empreendedor tende a acreditar que localizar um ponto comercial estratégico já é o bastante para ter sucesso no setor. Mesmo com uma marca reconhecida no mercado, é preciso batalhar para seu negócio ter resultados positivos. Inclusive, ter um plano de negócios apropriado, planejamento de ações, entre outras estratégias que devem ser realizadas com cautela”.

Por fim, é nítido que o segmento ainda possui um grande espaço para expandir. Seja em cidades interioranas ou em regiões periféricas dos grandes centros urbanos, existem muitas opções para investir. Outro fator que comprova essa expansão duradoura é que o número de lojas independentes (não franqueadas) representam apenas 30% do total nos centros varejistas (shopping centers), segundo estimativas da ABF.

Fonte: http://www.incorporativa.com.br/

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top