Mundo das Franquias: Prevê expansão de 15% em 2013

em 7 janeiro | em Aurelio Luz Franchising Varejo, formatação de franquias, mercado de franquias, venda de franquias | por | com Sem comentários

*A Associação Brasileira de Franchising (ABF) acredita que o mercado de franquias possa repetir, em 2013, o crescimento de 15% estimado para este ano, quando o setor deverá contabilizar faturamento bruto de R$ 102,182 bilhões. A projeção leva em consideração que o Produto Interno Bruto (PIB) do País crescerá 4% no ano que vem e, se confirmada, redundará em salto de 10% no número de pontos de venda e de 7% nas adesões de novas empresas ao sistema.
Segundo a ABF, o setor contabilizará, ao final deste ano, cerca de 150 novas redes franqueadoras e capilaridade ampliada pelo nascimento de pelo menos 9.500 pontos de venda. Segundo o diretor executivo da entidade, Ricardo Camargo, a crise econômica internacional não trouxe impacto negativo para o mercado brasileiro de franquias.
Em 2012, detalha, as inaugurações de novos pontos de venda tiveram até um peso maior que o registrado nos dois anos anteriores. Contribuiram para isso a abertura de novos shoppings centers e a interiorização do sistema. Esse movimento permitiu ocupar pontos de rua e espaços dos chamados street centers (pequenos centros de compra horizontais), além de áreas em grandes supermercados.
Tendências – O executivo da ABF menciona, entre os movimentos mais marcantes no sistema de franchising brasileiro, em 2012, a segmentação dos negócios nos ramos de alimentação, com lojas para venda de brigadeiros e cupcakes, por exemplo, além da expansão dos restaurantes da linha ´casual `.  A segmentação também apareceu na área de beleza, especialmente com os tratamentos estéticos, com negócios como o Spa das Sombrancelhas. As diversificações do gênero tendem a continuar, prevê Camargo.
Segundo ele, para o resultado de aproximados R$ 102 bilhões previstos para este ano contribuirão de forma mais intensa os setores de beleza, saúde,  turismo e alimentação. 

  
Internacionalização – O cenário internacional não afetou significativamente os negócios locais do setor. Camargo comenta que como reflexo da crise, no entanto, ao longo de 2012 a ABF foi procurada por muitos franqueadores estrangeiros, interessados em entender o mercado brasileiro, para expandir os negócios.
Com o apetite de compra inibido em alguns mercados do exterior, os franqueadores brasileiros também se voltaram para dentro, para ocupar os novos espaços e aproveitar o potencial de consumo da nova classe média, acrescenta o diretor da ABF.
O processo de internacionalização do setor continua, no entanto. O executivo conta que em março de 2013, a ABF renova a parceria de nove anos com a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), para dar continuidade ao projeto de expansão para outros mercados.

Atualmente, 92 marcas do franchising brasileiro atuam em 54 países. “Nosso foco estará mais voltado para a América do Sul”.
Redes sustentáveis: A Associação Franquia Sustentável (Afras), braço social da ABF, dará continuidade, em 2013, ao Programa Franchising de Baixo Carbono, com meta de incorporar 20 novas redes ao projeto, implementado atualmente por 38 marcas do setor.
“A proposta do programa é incluir empresas do franchising no conceito de economia verde, com redução dos impactos operacionais (como uso de energia, geração de lixo) no meio ambiente”, explica Claudio Tieghi, que se mantém como presidente da Afras junto à nova diretoria da ABF. 
Um mercado aquecido e uma excelente oportunidade para você começar seu empreendimento ou expandir o seu negócio. Quer saber mais sobre o Mundo das Franquias? 
Entre em contato com franchisign@aurelioluz.com.br
*Base da Fonte: Diário do Comércio

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top