Mulheres x Franquias

em 17 junho | em Sem categoria | por | com Sem comentários

Você quer inaugurar o seu negócio se possível amanhã? Falta só um pequeno detalhe: o dinheiro para começar. Atualmente, o Banco do Brasil e a Caixa Econômica Federal são as instituições financeiras que mantêm linhas de crédito especiais para quem deseja investir em uma franquia. “As taxas são mais baixas e o tempo de pagamento é maior do que para outros tipos de financiamento a pessoa jurídica”, conta Ricardo Camargo, diretor da Associação Brasileira de Franchising.

Entretanto, você tem de ficar atenta e bem informada para não se endividar. Dez entre dez especialistas em finanças ou em franquias explicam que o ideal é ter pelo menos 60% do capital para o investimento e financiar no máximo 40% do valor. “Fazemos essa conta para minimizar os riscos”, esclarece a consultora Celina Kochen. “Uma porcentagem maior a ser financiada pode comprometer o sucesso do negócio, pois além das parcelas do empréstimo, o empreendedor precisa colocar no papel todos os demais custos fixos mensais que ele terá como aluguel, condomínio (em caso de loja num shopping), folha de pagamentos, impostos, luz, água, telefone etc.”

Antes de mexer no seu bolso, melhor consultar um especialista em finanças e alguns franqueados da rede. “A lei determina que o franqueador forneça a relação de seus franqueados, inclusive daqueles que saíram do negócio nos últimos dois anos”, diz Camargo. “É sempre bom ouvir as histórias dos investidores que, via de regra, têm retorno de seus investimentos após 36 meses.”

Negócio com sobra de caixa

Abrir uma doceria famosa, uma loja de acessórios ou um outro negócio que admira… e, de quebra, ganhar dinheiro e status com ele. Já pensou? Apostar em franquias é o caminho para fazer parte do rol das empreendedoras bem-sucedidas – ganhando 30% mais que os homens.

Confira os depoimentos:

“Há seis anos, larguei meu emprego na área de atendimento ao cliente, em uma agência de publicidade, para abrir uma franquia da clínica de estética Onodera com minha irmã. Vendi meu carro e peguei dinheiro emprestado do namorado(que hoje é meu marido). Em um ano, consegui retorno do investimento e quitei a dívida.Mensalmente, a clínica fecha cerca de 100 pacotes. Ganho cinco vezes mais do que na agência. Mudei de apartamento, comprei uma Pajero e casa na praia.”
KAREN RODRIGUES, 31 ANOS, SP

“Sou farmacêutica e há quatro anos abri a minha unidade da Farmais, pois a taxa de franquia era baixa. Faço um pouco de tudo, mas procuro me ater às atribuições da minha profissão, que são cuidar do setor de manipulação de medicamentos e dar assistência farmacêutica. Para a área administrativa, contratei um gerente. Ganho 80% mais que meus colegas que trabalham em indústrias do setor.”
RENATA CHIAVENATO MAZZA, 28 ANOS, SP

“Sempre sonhei em ter um empreendimento no setor de moda. Resolvi fazer cursos no Sebrae e, em 2006, meu marido, que é empresário, investiu no meu sonho. Abri uma franquia da loja de acessórios Morana. Deu tão certo que comprei mais uma. O lucro é espetacular, tanto que pretendemos abrir a terceira unidade em 2009, quando será inaugurado outro shopping em Belém.
WALESKA TAVARES ORNELA, 25 ANOS, PA

As muheres estão na frente

Se ficou impressionada com o sucesso de Karen, Renata e Waleska, saiba que casos assim estão cada vez mais comuns. As mulheres já representam 35% dos franqueados brasileiros e saem na frente da ala masculina nesse modelo de empreendimento: “Elas conseguem um faturamento 30% maior que o dos homens no comando da mesma franquia”, conta Marcus Rizzo, dono da consultoria Rizzo Franchise, que pesquisou e identificou as principais razões da eficiência feminina. “São menos arrogantes na hora de aprender sobre o negócio, melhores formadoras de equipe pela facilidade de lidar com pessoas, além de mais envolvidas com o dia-a-dia”, avalia.

Outra notícia: De cada R$ 1,00 gasto no varejo, R$ 0,24 vai para a caixa registradora de uma franquia. Para completar, enquanto 75% dos novos negócios morrem nos cinco primeiros anos,apenas 8% das franquias vão à falência no mesmo período.

Esse tipo de negócio pode ser, sim, um verdadeiro mapa da mina, mas ele também envolve riscos e dedicação. “Não há garantia de sucesso para nenhum empreendimento”, pondera Ana Vecchi, da Vecchi Ancona, consultoria especializada na área. “A vantagem da franquia é ter por trás uma marca conhecida e receber um pacote de experiências testadas e aprovadas pelo franqueador.” Mas esse apoio não será suficiente se não trabalhar com garra para o seu negócio vingar. “É preciso fazer bem a sua parte para que ambos alcancem o sucesso”, avisa Filomena Garcia, sócia e diretora de novos negócios do Grupo Cherto, especialista em franchising. Outro alerta: deverá cumprir regras, respeitar aspectos estratégicos preestabelecidos.

Fonte: Revista NOVA

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

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