Mulheres superaram os homens na procura por investir em franquias

em 2 outubro | em Aurelio Luz Franchising Varejo, formatar redes de franquias, mulheres e franquias, venda de franquias | por | com Sem comentários

Pela primeira vez em quatro anos, mulheres superaram os homens na procura por investir em franquias. É o que mostra pesquisa da Franchise Store, consultoria de negócios na área de franquias. De acordo com o levantamento, a virada ocorreu entre o primeiro e segundo trimestres de 2012, quando as mulheres interessadas em abrir um negócio no segmento saltaram de 39% para 58%.

Os homens que no primeiro trimestre eram maioria (61%) passaram a ser minoria (42%) no segundo trimestre deste ano. O interesse por abrir o negócio não necessariamente se realiza no futuro, mas serve como um termômetro importante para os negócios no setor. E o crescimento das mulheres entre as candidatas a franqueadoras, segundo a consultoria, mostra uma mudança histórica de comportamento feminino como  empreendedoras.

De acordo com Filomena Garcia, sócia-diretora da consultoria que realizou a pesquisa, a chegada das mulheres às posições de liderança das empresas mostrou a muitas o caminho do empreendedorismo. “Elas estão vindo de carreiras de outras áreas. O crescimento das mulheres no mundo executivo, a ascensão a cargos de liderança e de decisão dentro das empresas provavelmente se refletem nas mulheres querendo empreender. Mostram o potencial delas como empreendedoras.”

Mulheres são mais colaborativas, diz executiva  Ela lista algumas características das mulheres quando estão no comando. “Por perfil, mulheres são mais colaborativas, e existem pesquisas que mostram que mulheres são mais avessas a riscos.” Segundo Garcia, como franquias têm menos riscos em relação a negócios que partem do zero, essa pode ser uma das razões que têm impulsionado mais mulheres a empreenderem no segmento.

 De acordo com Elizabeth A. Vazquez, presidente da WEConnect International, entidade internacional que estimula o empreendedorismo feminino, as mulheres frequentemente demonstram estilos de liderança diferentes dos utilizados pelos homens. “Elas preferem um estilo mais agregador do que uma liderança hierarquizada. Outras características são a flexibilidade, colaboração, tomadas de decisão baseadas em valores, atenção aos detalhes e uma forma de analisar minuciosamente todas as opções, que pode ser percebida como aversão aos riscos, mas, na verdade, trata-se de um processo que minimiza/suaviza os riscos.”

Fonte: http://noticias.bol.uol.com.br/economia/2012/10/02/mulheres-superam-homens-na-procura-por-abrir-franquias.jhtm

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top