Mercado de Franquias cresceu 7% em 2018

em 4 fevereiro | em ABF, Associação Brasileira de Franchising, Aurelio Luz, Aurelio Luz Franchising Varejo, consultoria de franquias, empreendedorismo e franquia, empreendedorismo rosa | por | com Sem comentários

ABF TAMBÉM PROJETA RETOMADA DE INVESTIMENTOS E CRESCIMENTO TAMBÉM EM 2019

A melhora gradativa do cenário econômico e a definição do quadro político refletiram positivamente no setor de franquias brasileiro, tanto que as redes devem registrar em 2018 um crescimento nominal de 7% da receita na comparação com o ano anterior. A estimativa é que o setor gere 8% mais empregos diretos no mesmo período (incluindo contratos intermitentes e temporários), totalizando cerca de 1,3 milhão de trabalhadores contratados. A expansão do número de unidades é de 5% e de novas marcas 1%, após um ano de queda. É o que indica o balanço preliminar parcial do desempenho do setor divulgado pela ABF – Associação Brasileira de Franchising.

Para André Friedheim, presidente da ABF, “houve uma recuperação perceptível das vendas no varejo e especificamente no franchising neste último trimestre, somada a um sentimento de maior otimismo refletido na elevação da bolsa e em outros indicadores. Apesar de termos enfrentado um ano ainda desafiador, marcado pela greve dos caminhoneiros e altos e baixos na economia, o franchising colocou à prova seus fundamentos básicos, como o trabalho em rede, os ganhos de escala e as redes, de forma geral, procuraram manter o foco em inovação, aportando tecnologia às suas operações e investindo em novos formatos”.

Os dados preliminares apurados pela entidade mostram que houve uma aceleração do ritmo de crescimento das franquias no quarto trimestre do ano passado. A conclusão das eleições – com a expectativa de mais reformas e melhoria geral no ambiente de negócios –, o aumento do volume de vendas com a Black Friday, o reaquecimento das vendas no varejo como um todo no final do ano e a melhora dos índices de confiança empresarial e dos consumidores contribuíram com esse bom desempenho.

A prévia apontou um ritmo maior da expansão do total de unidades em operação no Brasil. “De fato, observamos uma disposição maior das redes e candidatos a franqueado a investir. Na ABF Franchising Expo, por exemplo, tivemos um público visitante variado e feedbacks positivos dos expositores. Esse movimento já concorreu para o faturamento do setor neste ano”, ressalta o presidente da ABF.

De forma semelhante, embora em ritmo menor, o total de redes em operação no Brasil cresceu 1%. “Pode parecer pouco, mas é um saldo positivo após quase um ano de queda e isso ocorreu antes do que havíamos projetado. Em geral, tratam-se de novas marcas nacionais e empresas tradicionais que aderem ao sistema de franchising”, explica André Friedheim.

Projeções para 2019

Observada a tendência de retomada do crescimento econômico, a ABF projeta para este ano uma alta do faturamento do setor de franquias entre 8% e 10%. Quanto à geração de emprego e renda no setor, a estimativa é que haja um incremento de 5%. A expansão das unidades deve ser de 5% a 6% e o número de redes pode ampliar 1%.

“As expectativas dos franqueadores para 2019 são positivas. O clima de otimismo observado no País com o início do novo governo e as possíveis medidas para estimular o crescimento econômico, incluindo a implantação das reformas da previdência e fiscal, favorecerão a retomada dos investimentos e o crescimento do franchising”, afirma André Friedheim. “Nossa expectativa é que o franchising volte a crescer na casa dos dois dígitos e que o setor possa ser a principal referência de um consumidor mais empoderado”, completa o presidente da ABF.

Fonte: site da ABF (22/01/2019)

Marcio Aurelio

Marcio Aurelio é Sócio-fundador e CEO da Aurelio Luz Franchising & Varejo, além de Franchise Coach, com foco no atendimento a Franqueados. Graduado e pós-graduado em marketing pela ESPM Escola Superior de Propaganda e Marketing. MBA Executivo pelo Ibmec/SP. Mais de 25 anos de experiência corporativa em empresas líderes ou com destaque em seus segmentos, dentro da área de comunicação e em redes de franquia. Atua com Franchising desde 1992. Certificado em Franchising pela ABF Associação Brasileira de Franchising e pela IFA International Franchising Association. Foi Consultor e Facilitador do SEBRAE-SP durante 5 anos. Participou do projeto Empretec (ONU). Professor e conselheiro da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná. Criador dos blogs “Mundo das Franquias”, “Mundo das Microfranquias” e “Franquear.me”. Desenvolvedor da metodologia Lean Franchise para formatação de redes de franquia a partir de pequenos negócios. Palestrante convidado em várias feiras de franquias pelo país, articulista em vários blogs e sites. Autor dos livros “Prospera Lojista – Lucrar”, “Prospera Lojista – Qualificar” e “Prospera Franquia”.

Ver outras postagens - Site - Twitter - Facebook - LinkedIn - Google Plus

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

«

Scroll to top