Franquias: Um bom caminho para se começar um empreendimento.

em 25 fevereiro | em Aurelio Luz Franchising Varejo, Formatação de microfranquias, formatar redes de franquias, Franquias, novas redes de franquias | por | com Sem comentários

Considerada uma das atividades comerciais mais lucrativas e com menos riscos ao empreendedor, as franquias são, sem dúvida, um excelente caminho para se começar um empreendimento.

Um dos fatores que têm contribuído para a instalação de grandes marcas por meio das franquias é a chegada de grandes empreendimentos em todos os cantos do País, como a instalação de novos shoppings centers. O petróleo do pré-sal, os grandes eventos (Copa, Olimpíadas, etc) e o crescimento do poder de compra de todas as classes sociais também são fatores que favorecem a implantação de novos negócios.

Um dos motivos que levam as pessoas a decidir adquirir uma franquia, é porque sua cidade ou região está crescendo, fator que influencia diretamente na qualidade de consumo dos compradores.
Sabemos que as franquias fortalecem o comércio local, ao passo que oferecem ao mercado consumidor produtos consolidados nacionalmente.



O modelo de franquias, que consiste, entre outros, no direito ao uso do nome de uma marca, produtos e serviços já consolidados no mercado, deve crescer 10% em 2013, superando R$ 110 bilhões de faturamento e alcançando 115 mil unidades franqueadas, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising (ABF).

Os investidores/empreendedores interessados em abrir uma franquia devem inicialmente analisar se há uma compatibilidade entre seu perfil e o ramo de atividade escolhido. Depois de escolher o tipo de serviço ou produto ele deve entrar em contato com a administração da franqueadora ao qual deseja adquirir a marca.

Após essa etapa, a franqueadora analisará a proposta do solicitante e observará se o negócio é viável (condições de mercado) na cidade. Basicamente, para se abrir uma franquia é necessário o franqueado pagar uma taxa inicial – variável entre as marcas -, possuir os recursos necessários para a implantação do negócio, capital de giro para manter a empresa e mensalmente pagar os royalties e a taxa de publicidade da rede, que, normalmente, são uma porcentagem sobre o faturamento.

Você está pensando em entrar para o Mundo das Franquias? A Aurelio Luz Franchising & Varejo tem ótimas opções neste mercado, nos segmentos com maior potencial de crescimento para 2013, como alimentação, estética e saúde, educação e serviços.

Entre em contato com a gente: franchising@aurelioluz.com.br

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top