Franquia não é bagunça

em 16 janeiro | em empreendedorismo, empreendedorismo e franquia, formatação de franquias, Franchising, Franquias, microfranquias, novas redes de franquias, venda de franquias | por | com Sem comentários

É nítido o crescimento que o setor de franquias vem experimentando já há alguns anos no país. No entanto, todo o barulho feito pela mídia em torno do tema acaba gerando uma falsa impressão de que esse é um negócio sem riscos, no qual trabalha-se pouco e ganha-se muito. Obviamente que isso não é verdade.

Adquirir uma franquia traz muitas vantagens, e a principal delas é poder usar uma marca reconhecida mesmo se você for um empreendedor iniciante. Além disso, recebe-se conhecimento de forma estruturada, que levou anos para a empresa franqueadora conseguir reunir. Por isso os riscos são minimizados, e a chance de o negócio falir é menor.

É lógico que há algumas desvantagens também. Se você for iniciante no ramo, será muito difícil comprar uma franquia de uma marca mais consolidada, principalmente se a loja estiver em pontos muito disputados. Os franqueadores vão preferir alguém com mais experiência, como alguém que já seja franqueado da rede, por exemplo. Você também terá de seguir padrões rígidos para manter a uniformidade da marca, o que irá limitar sua criatividade.

Se você pensa em adquirir uma franquia, é importante pesquisar muito. Vá às feiras, converse com franqueadores, com outros franqueados, faça pesquisas por contra própria, enfim, procure se inteirar bem do mercado em que quer entrar.

E, antes de tudo, escolha um setor que tenha a ver com você, que lhe traga motivação. Afinal, como em todo o negócio próprio, você terá que trabalhar muito!

*Tales Andreassi é mestre pela Universidade de Sussex e doutor em administração pela USP. É professor e coordenador do Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-SP, onde ensina empreendedorismo e inovação.

Fonte da matéria: http://www1.folha.uol.com.br

Quer franquear a sua marca ou comprar uma franquia? Fale com franchising@aurelioluz.com.br 

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top