Franqueador e Franqueado: Uma relação de AMIZADE ?

em 20 julho | em Sem categoria | por | com Sem comentários

“A verdadeira amizade é um relacionamento mutuamente benéfico, tanto nos negócios como na vida pessoal. Devemos estar dispostos a dar de nós mesmos o que exigimos dos outros.“ Jim Mathis

Hoje dia 20/07 é comemorado o dia do AMIGO e em minha caixa postal recebi vários “carinhos” de amigos e amigos-clientes. E pensando sobre esta relação de amizade no espaço de negócios, me ocorreu escrever sobre a relação Franqueador e Franqueado.

A abertura de franquias é uma tendência que ganha a simpatia e o interesse de investidores. E para que este negócio flua se faz necessário um bom relacionamento entre aqueles que vivenciam a franquia. Neste caso o franqueador, proprietário do negócio, e o franqueado, que pretende utilizar a marca e os conhecimentos técnicos do franqueador para desenvolver a atividade comercial. Ambos com o mesmo interesse comum: o sucesso da franquia.

Como todo relacionamento eles também tem objetivos comuns, cada um terá de cumprir tarefas específicas e diferenciadas, estabelecidas no chamado Contrato de Franquia, documento que regula a relação jurídica entre franqueador e franqueado.

Sendo assim esta relação deve ser pautada pela boa-fé, além de exigência ética e legal.

Acredito que o tempero para esta relação ser de uma amizade durável é um olhar atento para os interesses e as preocupações tanto de um quanto de outro, que deve estar bem claro no contrato. Desta forma os interesses e expectativas de franqueador e franqueado não serão frustrados para este negócio de sucesso chamado FRANQUIA.

Aproveito para desejar aos nossos clientes e amigos um FELIZ DIA DO AMIGO!

Lênia Luz
Sócia Diretora da Aurelio Luz
www.aurelioluz.com.br

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top