Expansão de franquias estrangeiras no Brasil

em 4 agosto | em Aurelio Luz Associados, Brasil, estrangeiras, Franquias | por | com Sem comentários

O aumento do consumo tem sido um dos fatores que fazem muitas empresas ficarem de olho no Brasil.

Além disso, o crescimento econômico oferece uma certa segurança de que aqui é o lugar para se expandir os negócios e esse é o momento. Isso explica o fato de muitas empresas estrangeiras estarem interessadas em ter uma franquia no Brasil, principalmente as de varejo. O fato de que só 7% das redes que atuam no Brasil são estrangeiras, de acordo com a Associação Brasileira de Franchising, também incentiva o interesse.

Mas será fácil para uma franquia internacional se adaptar por aqui? O especialista em franquias, Marcelo Cherto, aposta que sim. Todas as empresas internacionais, quando chegam a um novo país (ou mesmo uma nova região dentro de um mesmo país), precisam se adaptar à cultura e aos hábitos locais.

Os produtos precisam ser adaptados ao gosto local. Certas campanhas publicitárias que fazem muito sentido num lugar, podem não fazer sentido algum em outro. As formas de lidar com o cliente podem não ser as melhores para determinados lugares. Adaptar é a palavra de ordem.

A verdade é que cada empresa tende a ter o seu próprio estilo gerencial. Isso faz parte da cultura corporativa de cada organização, mas mesmo no que diz respeito ao estilo gerencial, qualquer empresa precisa fazer concessões à cultura local. Até porque vai precisar ser atraente também para os profissionais que irá contratar.

Um bom exemplo é pensar que dificilmente uma empresa japonesa que se instale no Brasil conseguirá impor 100% do seu estilo gerencial aos executivos e às equipes locais que contratar. O mesmo vai ocorrer com uma empresa brasileira que se instale no Japão.

O segredo do sucesso está em saber até que ponto se pode ir, na adaptação – seja do estilo gerencial, seja dos produtos ou da comunicação sem que a empresa perca seu DNA e seus diferenciais competitivos.

Fonte: Guia do Franchising

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top