Crescimento de 16,8% em redes de alimentação de franquias

em 23 setembro | em alimentação, formatação de franquias, formatação de redes de alimentação, franquia de alimentação | por | com Sem comentários

 

Aumento de poder de compra da classe C e a estabilização da mulher no mercado de trabalho são os principais motivos que acarretam a expansão do setor de alimentação, que cresceu 16.8% em faturamento no ano passado e atingiu a marca de R$ 9,2 bilhões. Em número de lojas o ramo de alimentação que trabalha com o sistema de franchising cresceu em torno de 11,5% no ano de 2010 comparado a 2009.
É o que aponta uma pesquisa realizada pela ABF (Associação Brasileira de Franchising) e pela ECD, consultoria especializada em Food Service, durante os meses de maio e junho de 2011 com 46 redes de franquia — 40% das que operam no mercado.

O segmento de comida variada foi o que mais cresceu em 2010 (23,3%); seguido pelo segmento de snack/cafeteria (18,9%), pizzas/massas (13,5%), comida asiática (13,4%), sanduíches (10,8%) e docerias (5%). A amostra conclui ainda que o segmento de sanduíches represente 57% do faturamento anual — aproximadamente R$ 9 milhões.

Apesar do boom do setor, os números poderiam ser ainda maiores. “O setor enfrenta desafios muito grandes como a falta de mão de obra, a alta expressiva nos custos dos imóveis e problemas logísticos que atrapalham uma expansão maior”, explica João Batista Júnior, coordenador do Grupo Setorial de Redes de Alimentação da ABF.

Para este ano, a amostra aponta um crescimento de 18,6% em relação ao ano passado. Comida variada, docerias, sanduíches e snack/cafeteria são os setores que mais devem crescer até o final de 2011, de acordo com projeção da amostra.

Quer formatar o seu negócio ou comprar uma franquia de alimentação ? Fale conosco : franchising@aurelioluz.com.br

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top