CRÉDITO PARA QUEM QUER ABRIR UMA FRANQUIA

em 26 maio | em Sem categoria | por | com Sem comentários

BANCOS PÚBLICOS E PRIVADOS ESTÃO CRIANDO LINHAS ESPECIFICAS PARA FRANQUEADOS, COM TAXAS MAIS ATRAENTES E PRAZOS DE PAGAMENTO EXTENSOS

Os bancos oferecem a quem abre uma franquia vantagens especiais: taxas de juros mais competitivas, prazos de pagamento mais longos e dinheiro para custear tanto a instalação do negócio (incluindo a taxa de franquia) como a ampliação da unidade. As facilidades não são para todos, e sim para as redes avaliadas e aprovadas pelos bancos que consideram a marca, o modelo do negócio e o histórico de mercado. As unidades franqueadas apoiam-se na análise positiva do franqueador e são pré-qualificadas ao empréstimo.

Tem crescido o número de bancos com áreas específicas para redes de franquias ou condições mais atraentes para empresas com esse modelo de negócio. “Até recentemente, somente o Banco do Brasil, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Nordeste tinham parceria com a gente”, diz Walter Batista, consultor de negócios da Associação Brasileira de Franchisíng (ABF). Agora, diversos bancos privados têm apresentado seus programas ou procurado a ABF para conhecer o sistema de franquias.

Na Caixa Econômica Federal, o custo de um empréstimo pela linha BNDES Automático, que é de 6,5% ao ano mais a TJLP (6% ao ano, em vigor até junho de 2010), cai para 3,8% ao ano mais a TJLP para as unidades das 50 redes conveniadas. Como o franqueador já foi analisado, a aprovação do crédito é mais rápida. “Avaliamos ainda o franqueado como pessoa física e fazemos uma análise do plano de negócios”, diz Sérgio Netto Amandio, gerente nacional de aplicação em micro e pequena empresa da Caixa. “O banco pode financiar de 30% a 60% do plano de negócios.”

BANCO DO BRASIL www.bb.com.br
Instituiu o programa BB Franquia, que atende mais de 21 mil empresas franqueadas e disponibiliza linhas de crédito para financiamento da taxa de franquia, implantação de novas unidades, ampliação ou reforma de unidades já existentes e capital de giro.

BANCO DO NORDESTE www.bnb.gov.br
Lançou o Nordeste Franquias, que prevê linhas com recursos do Fundo Constitucional de Financiamento do Nordeste, juros a partir de 5,06% ao ano, prazos de até 12 anos e tramitação mais ágil das propostas feitas por franqueados das redes parceiras.

BNDES www.bndes.gov.br
O franqueado pode financiar, com as linhas BNDES Automático e Finem, gastos com instalações e obras, aquisição de equipamentos, treinamento inicial e publicidade para inauguração, parte do capital de giro e taxa de franquia para franqueadoras com sede no Brasil (a taxa deve ser associada a investimentos fixos).

CAIXA ECONÔMICA FEDERAL www.caixa.gov.br
O programa Caixa Franquias tem um modelo de análise de risco desenvolvido para o setor. Para a instalação da franquia de redes parceiras, financia de 30% a 60% do plano de negócios, com valor máximo de R$ 10 milhões e taxa de juros a partir de TJLP^ + 5% ao ano, em até 60 meses.

HSBC www.hsbc.com.br
Implantou uma área dedicada às franquias para dar atendimento diferenciado a esses clientes. Os franqueados das redes parceiras do banco têm acesso a melhores taxas e tarifas, e o banco também dá suporte para a expansão internacional das redes.

ITAÚ UNIBANCO www.itau.com.br
Oferece linhas de empréstimo e financiamento para estruturação da franquia, capital de giro e pagamento dos royalties. É possível financiar até 50% do total investido, garantido pelos recebíveis do negócio e pelo patrimônio dos candidatos.

Fonte:Revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

Ver outras postagens - Site - Twitter

Pin It

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

« »

Scroll to top