Como escolher a Franquia certa?

em 10 setembro | em Sem categoria | por | com Sem comentários



Tenha consciência de que uma franquia pode reduzir os riscos relacionados à implantação, operação e gestão de um negócio, mas não os elimina de vez. Seu sucesso dependerá, em muito, do apoio que o franqueador possa lhe oferecer e de sua própria dedicação ao negócio.

Seja cuidadoso. Nunca é demais repetir: investigue antes de investir!

A seguir, uma sugestão de 8 passos e que o auxiliarão a escolher a melhor Franquia para você.



1º. Auto Avaliação

Analise se você está disposto a trabalhar durante muitas horas seguidas, sacrificar alguns finais de semana e até mesmo algumas noites.

Avalie sua disponibilidade financeira. Nem sempre vale a pena dar o passo maior do que a perna.

Analise se você está disposto a abrir mão de uma certa parcela de sua independência, para atuar conforme os padrões estabelecidos por um franqueador.

Seja realista quanto aos seus pontos fortes e fracos, seus objetivos e suas habilidades. Use o tempo que for necessário para fazer sua auto-avaliação.

2º. Compare seu perfil com as oportunidades no mercado

Não escolha uma franquia apenas pelo tipo de produto. Gostar de comprar roupas não significa que você vai gostar de administrar uma loja. Uma franquia de sucesso pode ser um fracasso nas mãos de um empresário que não se identifique com aquele tipo de negócio.

Busque franqueadores que tenham condições e interesse efetivo em lhe oferecer o apoio adequado, de modo a supri-lo nas suas deficiências.

Discuta o assunto com seus familiares. Você precisará do apoio e da cumplicidade deles para o negócio dar certo.

Entre em contato com os franqueadores de seu interesse.

3º. Faça os contatos com os franqueadores

Entre em contato direto com os franqueadores pelos quais estiver interessado.

Lembre-se de que estará ocorrendo um processo mútuo de avaliação: você estará avaliando o franqueador e ele, por sua vez, estará avaliando você.

Se um franqueador atende mal os candidatos a franqueado, é bem provável que esse seja o padrão de atendimento que lhe será oferecido se você se tornar um franqueado dele.

4º. Avalie as informações

Avalie cuidadosamente o material enviado pelo franqueador e não se precipite em escolher a franquia já nesse momento.

Compare suas características pessoais com as informações enviadas pelos franqueadores selecionados e descarte aquelas franquias com as quais você não se identifique, ou para as quais perceba que não tenha as características necessárias.

Escolha poucas franquias para investigar a fundo. Mantenha o foco. Marque reuniões com esses franqueadores.

5º. Inicie a investigação

Feita a triagem prévia, procure restringir sua investigação a um número reduzido de franquias. Do contrário, não conseguirá ir tão a fundo quanto deveria, com relação a cada uma.

Marque uma entrevista com cada um dos franqueadores que estiver pesquisando e inicie para valer o processo de investigação.

Sempre que possível, o primeiro encontro deverá ocorrer na sede da empresa franqueadora, para que você possa observar como funciona a organização do seu (quem sabe) futuro parceiro.

Tome nota de tudo o que ouvir ou observar em suas entrevistas com os franqueadores e nas visitas às respectivas sedes e unidades próprias.

6º. Avalie a franquia e o franqueador

Pergunte tudo, sendo objetivo e cortês. Lembre-se de que você também estará sendo avaliado.

É bem provável que, a cada passo, o franqueador o esteja testando, com o objetivo de avaliar suas qualificações para operar a franquia com sucesso.

Procure conhecer o máximo que puder sobre a estrutura organizacional do franqueador, seu “pacote de franquia” (quais serviços são oferecidos pela empresa franqueadora), seu programa de treinamento, seus manuais e sua(s) unidade(s) piloto (as unidades próprias onde o franqueador testa, na prática, novos produtos ou serviços, antes de implantá-los na rede).

7º. Entreviste os franqueados

Peça a cada franqueador uma relação completa de todas as suas franquias em operação e também daquelas que, por algum motivo, foram fechadas ou revendidas.

Na Circular de Oferta de Franquia, (que normalmente é entregue pelo franqueador aos candidatos num estágio mais avançado do processo de seleção) você encontrará informações sobre a empresa franqueadora. Analise-as cuidadosamente e cheque com os franqueados se tudo o que está escrito ali é verdadeiro.

O contato com franqueados das empresas que estiver investigando ajudará você a obter informações sobre o período inicial da operação, que é considerado o mais crítico, e também sobre a forma como o franqueador se relaciona com sua rede ao longo do tempo.

Não deixe de procurar os ex-franqueados, aqueles que, por qualquer motivo, abandonaram a rede, ou foram excluídos dela.

8º. Tome sua decisão

Liste os itens investigados e dê nota de zero a dez a cada franquia, com relação a cada um deles.

Escolha a franquia de melhor pontuação, a que melhor se adapte a você, e verifique mais uma vez se seus recursos financeiros serão suficientes para adquirir e implantar uma unidade da mesma.

Não deixe de consultar um bom advogado de sua confiança, que entenda de franchising e de negócios, para ajudá-lo a analisar a Circular de Oferta e também o Contrato de Franquia (item a item) e outros documentos que você deva firmar.

Discuta sua escolha com a família e procure envolvê-la no processo de decisão.

Contate o franqueador e BOA SORTE!

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

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