Aurelio Luz e Franquias : Na Gazeta do Povo

em 18 janeiro | em Aurelio Luz e Associados, empreendedorismo, franchising, novas franquias | por | com Sem comentários

 *Um atalho para o negócio próprio
 
* Carlos Guimarães Filho

Paraná desponta como um dos principais centros de franquias no Brasil devido à abertura de shoppings e pela boa infraestrutura das cidades do interior

Oportunidade de negócio, retorno garantido, instalações completas em ótimo ponto comercial. O que mais parece ser anúncio do caderno de classificados tem despertado o interesse dos paranaenses para o mercado de franquias. De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), 6% das unidades franqueadas estão no Paraná, número que coloca o estado atrás apenas de São Paulo (39%), Rio de Janeiro (12%) e Minas Gerais (8%).
“A franquia é a multiplicação do negócio que já foi testado e dá certo. A mortalidade das franquias equivale a um sexto dos negócios independentes”, afirma o consultor em franchising, Marcio Tadeu Aurelio. “O território nacional é muito grande. O sistema de franquias permite que as empresas espalhem sua marca, aumentem o número de lojas e façam dinheiro sem pagar juros de empréstimos”, complementa diretor executivo da ABF, Ricardo Camargo. Na esteira do crescimento econômico, o setor deve fechar 2010 com expansão de 19% em relação ao ano passado, atingindo o faturamento de R$ 75 bilhões. Para 2011, a expectativa é crescer 15%.

Segundo os especialistas, algumas características específicas contribuem para que o Paraná seja um dos principais centros de franquias do país. A abertura de novos shoppings é o principal motivo, já que a expansão do setor de franquias está atrelada ao crescimento no número de empreendimentos comerciais.
“A grande maioria das franquias está em shoppings que querem ter fluxo e alavancar as vendas com nomes conhecidos. Normalmente, esse tipo de empreendimento se concentra na capital. No Paraná, cidades como Foz do Iguaçu, Maringá, Cascavel, Londrina e Ponta Grossa possuem shopping de grande porte. Em alguns municípios, até mesmo mais de uma unidade”, destaca Camargo.
De acordo com informações da Associação
Brasileira de Shopping Centers (Abrasce), o estado tem 26 shoppings, sendo metade espalhada pelas cidades do interior. Este ano serão mais dois empreendimentos na lista; o Catuaí Shopping, em Maringá, e o Boulevard Shopping, em Londrina.
Outros municípios paranaenses também estão atraindo a atenção dos empresários. Cidades como Guarapuava, Pato Branco, Arapongas e Paranaguá logo devem ser invadidas por redes de franquias e continuar contribuindo para o crescimento do setor no estado. “As grandes redes já têm unidades nas principais cidades. Esses municípios são bem estruturados e com grande potencial de consumo. Logo novas redes devem entrar para conquistar a demanda reprimida”, afirma Aurelio.

Para o consultor Marcio Tadeu Aurelio: “O empresário paranaense analisa mais que os outros, busca se informar e avaliar os riscos. Com isso, consegue definir bem o perfil do público que quer atingir”, afirma.

Oportunidade de pai para filho

O setor de franquias também é a oportunidade para jovens empresários adquirirem experiência. Segundo o consultor em franchising, Marcio Tadeu Aurelio, alguns empresários, sabendo que o negócio será herdado pelo filho, compram uma franquia para o ritual de passagem.
“Alguns empresários compram uma franquia como uma forma de preparação para os filhos. Depois de um determinado tempo e de experiência adquirida, eles assumem o negócio da família. Franquia é o caminho mais seguro para se tornar um empresário”, diz Aurelio.
As franquias também têm chamado a atenção de profissionais aposentados, alguns com necessidade de completar a renda ou mesmo para não deixar de trabalhar.

Responda rápido!!!

Está interessado no ramo de franquias? Então responda os questionários para saber se você está pronto para comprar uma franquia ou franquear a sua atividade. Respostas positivas são um bom sinal.

  • Para tornar-se um franqueado
  • Gosta de se relacionar com outras pessoas?
  • Aceita cumprir regras pré-estabelecidas ?
  • Está disposto a trabalhar mais do que se fosse empregado?
  • Tem experiência na área de negócios?
  • Tem capital disponível para investir em uma franquia
  • Aceitaria reduzir temporariamente seu padrão de vida para o sucesso de sua franquia?
  • Suportaria trabalhar sobre pressão constante (regras da franquia, funcionários, concorrência) ?

Para abrir franquias da sua empresa:

  • O mercado em que atua é promissor?
  • O mercado é durável (não é um modismo, não tem ciclo de vida curto)?
  • Mercado pouco vulnerável (não corre riscos de fornecedor único, legislação, tarifas, sazonalidade)?
  • Existe capital disponível para investir na formatação da franquia?

Fonte: Marcio Tadeu Aurelio, consultor em Franchising

Pense bem
Investir em franquias é mais seguro do que partir do nada, mas todo investimento inclui risco. Abaixo, algumas precauções que podem ajudar na decisão.
  •  Não feche nada por impulso. Procurar uma franquia com seu estilo pode tornar o trabalho mais prazeroso
  •  Iniciar o negócio é dar continuidade ao plano de carreira. É essencial traçar metas para o futuro, afinal o que você fará nos próximos anos da sua vida
  •  Tornar-se um empreendedor não significa trabalhar menos. Apesar de a franquia oferecer diversas vantagens estruturais, o franqueador é como um técnico que passa as orientações táticas à beira do campo.
  •  Não espere ficar rico da noite para o dia. Lembre-se que todo negócio tem seu período de maturação. E uma franquia não foge a essa regra.
  •  Não se deixe levar pelos extremos positivos e negativos do empreendedorismo. Se ao abrir as portas o fluxo de caixa superar as expectativas, aja com cautela para não se decepcionar se no mês seguinte os resultados não atingirem o mesmo pico. O planejamento a logo prazo existe exatamente para lidar com a sazonalidade do comércio.
  •  Fique atento para manter a qualidade do atendimento. Lembre-se que o seu sucesso como empreendedor está muito ligado à forma como você lida com as pequenas barreiras que se apresentam no dia a dia. Siga as orientações passadas pelo franqueador, coloque a mão na massa e abuse do seu jogo de cintura.

Leia a matéria na Gazeta do Povo : http://mundodasfranquias.blogspot.com/2011/01/aurelio-luz-na-gazeta-do-povo.html

A Aurelio, Luz & Asociados tem o negócio certo para você que deseja Franquear o seu negócio ou comprar uma FRANQUIA.

Entre em contato conosco através dos contatos abaixo:

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E-mail: franchising@aurelioluz.com.br

Lênia Luz

Lênia Luz é Sócia-fundadora e Diretora de Comunicação da Aurelio Luz Franchising & Varejo. Fonoaudióloga, psicomotricista e arteterapeuta; especialista em comunicação humana. Consultora especialista em Microfranquias pelo Instituto Tomodati/BID. Especialista em Empreendedorismo pela FGV/Goldman Sachs, através do projeto “10.000 Mulheres Empreendedoras do Mundo”. Participante da Oficina de Gestão e Empreendedorismo da UFPR. Certificada pela IFA International Franchising Association. Professora Titular do MBA em Empreendedorismo Feminino da UFSCar. Professora da Universidade Livre do Comércio, da Associação Comercial do Paraná e de Gestão Executiva de Bares e Restaurantes na Espaço Gourmet Escola de Gastronomia. Articulista e palestrante em eventos de franchising e empreendedorismo feminino. Criadora dos blogs “Empreendedorismo Rosa”, “Mundo das Franquias” e “Mundo das Microfranquias”. Colunista dos blogs/sites “Bolsa de Mulher”, “Mulheres no Poder”, “Revista + Mulher” e “Portal Webnews – Japão”. Colunista do blog Mulheres Empreendedoras, da revista PEGN – Pequenas Empresas Grandes Negócios.

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